Inideia – we make it global!

Gestão de domínios

  • >
  • Domínios

Ter um domínio com o nome do seu negócio é essencial, para transmitir segurança e confiança a quem comunica consigo. Terá também oportunidade de criar emails associados ao seu domínio, para que, ao comunicar com os seus clientes mostre profissionalismo e confiança.

Dispomos de várias gamas de domínios, com extensão nacional ou internacional, e fazemos a gestão técnica dos mesmos, renovações, transferências e recuperações. 

Domínios Nacionais .pt / .com.pt

Crie o seu site associado com a imagem de Portugal, escolha o domínio da gama .pt ou .com.pt para informar aos seus clientes ou potenciais clientes que a sua empresa é portuguesa.

Domínios internacionais .com / .net / .org

Pode optar, caso esteja livre, pelo registo de um domínio genérico .com, .net ou .org, que são as extensões mais comuns na web.

Saiba mais sobre algumas extensões disponíveis

Existem muitas outras extensões, deixamos aqui algumas informações sobre algumas delas e as suas principais características:

.PT
O domínio .pt é o domínio de topo de código de país de Portugal (ccTLD do inglês country code Top Level Domain) e é considerado o domínio oficial dos portugueses.

Uma vez que não pode ser registado por qualquer pessoa ou entidade, é considerado um domínio credível e seguro sendo o mais indicado para empresas e profissionais de Portugal. 

.COM.PT
O domínio .com.pt é um subdomínio do domínio de topo .pt e uma alternativa a todos os portugueses, individuais ou empresas, que pretendam ter um domínio com o TLD do seu país mas não reunam as condições para registar um domínio .pt.

Os domínios .com.pt podem ser registados praticamente sem restrições e utilizados para qualquer tipo de websites.

.ORG.PT

O domínio .org.pt é também um subdomínio do domínio de topo .pt e destinava-se apenas a organizações sem fins lucrativos. A partir de 01/07/2010 os domínios .org.pt passaram a estar disponíveis para as organizações sem fins lucrativos e também para as pessoas singulares.

.COM
O domínio .com é um domínio de topo genérico (sigla: gTLD do inglês generic top-level domain) e é considerado o domínio mais popular/conhecido da Internet.

Os domínios .com (do inglês commercial) começaram por ser utilizados para fins comerciais mas actualmente são utilizados para todo o tipo de websites uma vez que podem ser registados por qualquer pessoa e/ou entidade.

.NET
O domínio .net (do inglês network) é também um domínio de topo genérico e originalmente destinava-se a sites relacionados com redes informáticas e serviços associados.

Actualmente, e à semelhança dos .com, os domínios .net são dos mais populares na internet e são utilizados para todo o tipo de websites dado que podem ser registados por qualquer pessoa e/ou entidade.

.ORG
Os domínios .org (do inglês organization), também eles domínios de topo genéricos, surgiram com a intenção de identificar as entidades sem fins comerciais, nomeadamente as organizações e projectos sem fins lucrativos.

Actualmente também não existe nenhuma restrição relativa ao registo de domínios .org uma vez que podem ser registados por qualquer pessoa e/ou entidade.

.INFO
Os domínios .info (do inglês information) são também domínios de topo genérico e destinam-se a identificar sites informativos, embora não exista nenhuma restrição quanto à sua utilização e possam ser registados por qualquer pessoa e/ou entidade.

O domínio .info é o mais popular a seguir aos domínios .com, .net e .org.

.BIZ
O domínio .biz (do inglês business) é também um domínio de topo genérico e é facilmente associado a negócios e/ou mercados empresariais embora possa ser registado por qualquer pessoa e/ou entidade.

.TV
O domínio .tv é o domínio de topo de código de país de Tuvalu cujo registo foi liberalizado de modo a que qualquer pessoa e/ou entidade o possa utilizar.

Embora seja um domínio específico de país, foi liberalizado com o intuito de ser utilizado a nível global para identificar sites relacionados com televisão ou vídeo online (dado que tv é abreviatura de televisão).

.ME
O domínio .me é o domínio de topo de código de país do Montenegro que também foi liberalizado, não existindo actualmente restrições relativas ao seu registo.

Embora seja um domínio específico de país, é muito popular a nível global pelo facto de ser facilmente associado à primeira pessoa do inglês (e que funciona igualmente em Português) e permitir registos bastante apelativos.

.CO.UK
O domínio .co.uk é um subdomínio do domínio de topo de código de país do Reino Unido (CO do inglês company, UK do inglês United Kindom) e é utilizado para identificar empresa e/ou entidades inglesas.

Actualmente não existem restrições relativas ao registo dos domínios .co.uk pelo que podem ser registados por períodos de 1 a 10 anos.

Domínios .CO
O domínio .CO é um domínio de topo de código de país da Colômbia e foi liberalizado por opção do governo colombiano.

Uma vez que o inglês é a língua mãe da Internet, a Dominios.pt acredita que os domínios .CO serão bastante valorizados e reconhecidos pelos utilizadores da Web uma vez que o TLD em questão é facilmente associado à sigla CO da palavra inglesa Company.

.ES
O domínio .es é o domínio de topo de código de país de Espanha e também já foi liberalizado, não existindo actualmente restrições relativas ao seu registo.

.EU
O domínio .eu é o domínio de topo de código de país da União Europeia pelo que é muito utilizado por entidades com presença em vários países da União Europeia.

Os domínios .eu apenas podem ser registados por cidadãos naturais ou residentes na União Europeia e/ou por empresas/organizações sediadas na União Europeia. Os domínios .eu só podem ser registados e/ou renovados por 1 ano.